Antena Santiago 1200 + modificação para 35Mhz = 4.90Km

Tema en 'R/C Antenas, Emisores, Receptores y Comunicaciones' iniciado por luis.vaz, 25 Nov 2007.

1. luis.vaz Nuevo Miembro

luis.vaz
    Me Gusta recibidos:
    0
    Viva,
    O meu nome é Luis Vaz e já à algumas semanas que acompanho o vosso site. Sempre pensei em elaborar um FPV, mas a minha preocupação sempre foi a distância a que poderia chegar um rádio RC. Após ter lido muito do vosso fórum e outras páginas pessoais, decidi colocar mãos à obra e com a ajuda do meu amigo Mário Berardo, fizémos a alteração da antena Santiago 1200 para 35Mhz, sem a necessidade de cortar a vareta (pois quanto maior a vareta, maior é a potência irradiada). O resultado foi um espectacular alcance de 4.90Km a cerca de 800 pés (penso que mais alto conseguiriamos mais distância). Como também este site me ajudou muito na inspiração para esta construção, decidi assim explicar passo a passo o que fiz.

Rádio: JR X-3810
    Receptor: Graupner R900 (Sem nenhuma alteração)
    Base magnética para antena CB: Cortar o cabo rigorosamente ao meio (é muito importante este passo).
    Bobine da antena Santiago 1200: Achantada (ver fotos)

Alguns dados a ter em conta:

1 - Normalmente não será necessário ter disponivel os 3,60 metros de cabo que as bases magnéticas trazem por defeito. Quanto mais cabo ouver, menor será a potência irradiada, pois esta perde-se na longitude do cabo. Assim, deve cortar-se o cabo rigorosamente ao meio, e não a uma medida à escolha. Este passo é muito importante.

2 - A alteração na bobine da antena Santiago 1200 é feita para não termos que reduzir a longitude da antena, mantendo assim o tamanho original da mesma. E, como já sabem, quanto maior a antena, maior é a irradiação de sinal.

3 - Esta alteração está feita e confirmada para a frequencia 35.170Mhz. Foi utilizado um medidor de ondas estacionarias e de potencia.

4 - Como não existe nenhum interruptor para antena interna ou externa, é simples; Quando se quer voar com a antena Santiago, remove-se a antena de origem, quando se quer voar com a antena de origem, desconecta-se a antena Santiago.

Espero que esta informação vos possa ser útil para futuros projectos.

PS: Estamos tambem neste momento a desenvolver um amplificador de sinal para 35Mhz com 7 Watts de potência. Após os testes, posso colocar um post com informação mais detalhada. É um esquema simples, e muito funcional, que permite levar um aeromodelo a mais de 15Km com esta antena!!

PS2: As minhas desculpas pelos textos estarem em portugues, porque nao sei escrever muito bem em espanhol :(

Abraços,
    Luis Vaz.

Adjuntos:

• 2_210.jpg
      2_210.jpg
      Tamaño de archivo:
      195,2 KB
      Visitas:
      426
    • 3_114.jpg
      3_114.jpg
      Tamaño de archivo:
      195 KB
      Visitas:
      385
    • 4_317.jpg
      4_317.jpg
      Tamaño de archivo:
      197,1 KB
      Visitas:
      372
    • 5_189.jpg
      5_189.jpg
      Tamaño de archivo:
      198,7 KB
      Visitas:
      404
    • 6_162.jpg
      6_162.jpg
      Tamaño de archivo:
      194,3 KB
      Visitas:
      748
    • 7_276.jpg
      7_276.jpg
      Tamaño de archivo:
      175,4 KB
      Visitas:
      618
    • 8_272.jpg
      8_272.jpg
      Tamaño de archivo:
      188,4 KB
      Visitas:
      555
  2. acristóbal Gurú FPV

acristóbal
    Me Gusta recibidos:
    0
    Hola Luis.
    He visto que modificas la bobina de la base de antena.
    ¿Como decides donde cortar la bobina?
    ¿Por que se ha de cortar justo a la mitad el cable de antena de la base magnética? yo lo tengo con 2m de longitud y no creo que sea necesario una longitud especifica. Cuanto menor longitud mejor emisión.

Gracias.
    Saludos
    Alberto.

3. luis.vaz Nuevo Miembro

luis.vaz
    Me Gusta recibidos:
    0
    Ola Alberto,
    A alteração à bobine da antena foi feita atraves de testes sucessivos com um medidor de estacionarias e potencia até conseguirmos ter a melhor performance. Atencao, a bobina nao foi cortada, foi apenas des-soldada e feita a ponte como mostram as imagens. A bobina esta la toda, por debaixo da fita isoladora. O objectivo da alteracao da bobine foi para não se cortar a antena.

Quanto à longitude do cabo da base magnetica, tens razao alberto, quanto mais curto o cabo melhor é, mas segundo o meu amigo me disse, embora com medidas a escolha tambem funcione, o melhor e sempre 50% ou 25% do cabo original.

Penso que poderao estar interessados na construção de um amplificador de 7Watts para 35Mhz, eu vou colocar essa informacao em breve :)

Um abraço,
    Luis Vaz.

4. helirap1 Miembro Activo

helirap1
    Me Gusta recibidos:
    0
    editado, ya he visto como de sesarma.

5. pepeleshe Nuevo Miembro

pepeleshe
    Me Gusta recibidos:
    0
    Buen trabajo Luis.