Alteracion antennas 2.4 - 3Bbi to 12Dbi solo + 3.9g de peso

Tema en 'R/C Antenas, Emisores, Receptores y Comunicaciones' iniciado por Moraes, 22 Oct 2009.

1. Moraes Miembro

Moraes
    Me Gusta recibidos:
    0
    Perdon por escrita en Português, yo fiz un hilo en nuestro forum ( www.rcmportugal.com ) e copiei para aqui para partilhar convosco, si houver dúvidas con algum termo, puedem preguntar (também se fuera en Espanhol ainda salia peor, mi "Portunhol" es mucho confuso:tongue2::tongue2:).

Entonces:

Depois de uma troca de impressões com o CT1ECE a qual desde já agradeço, pensei em fazer uma antena caseira para o meu emissor, afim de tirar melhor rendimento que as antenas de 3Dbi que normalmente usamos lá.

Eu já tinha aqui várias antenas omnidireccionais que não usava no modelo por serem grandes calhamaços e com o peso das antenas + do adaptador (só encontro estas antenas com ficha RP/SMA) eu nunca ma animei a colocar no modelo embora usasse no RX em terra.

Nesta foto aparecem antenas de 3, 6, 9 e 12 DBi, da esquerda para a direita.

Entretanto surgiu-me a ideia de aproveitar uma das antenas pequenitas, utilizando o contector e a articulação, modificando apenas os elementos e desmanchei uma das pequenitas (tinha aqui várias)

É uma dipolo vertical, retirei o elemento radial para aproveitar o cabo e fazer à aprtir dali a minha antena (nesta altura estava a pensar fazer uma plano terra.

Entretanto resolvi abrir as outras omnis grandes a ver o que estava lá dentro, e descobri que à semelhança das pequenas são dipolos e que a carcaça tem mais peso que o resto todo. Achei graça que têm elementos em série, com bobines e uma delas até leva uma placa de CI a fazer de bobine para encurtar o tamanho da antena.

Pensei: E se eu afinal usar uma destas antenas sem o invólucro? resolvo a questão da rigidez / peso / tamanho. E então pesei todas elas, inclusive o adaptador que iria ter que usar

Eis que se fez mais uma ideia nesta cabecinha: E se invés de fazer uma antena aproveitando a pequena dipolo como conector, porque não desmanchar uma destas grandes e substituir o suporte RP/SMA pelo pequeno SMA? E adivinhem só qual o peso só do conector já sem o radial e radiante????

É realmente impressionante que os elementos que importam pesam apenas 9.4g enquanto se usasse a antena inteira pesasse 69g (27.1g corpo, 7.7g adaptador, 25.2g invólucro plástico)

A preparação da antena antiga de 3DBi para receber os elementos da grande exigiu que eu raspasse o interior do tubo plástico para ganhar um pouquinho de espaço para entrar o novo radial que tinha uma espessura bastante superior ao anterior, o que vale é que o radial anterior ficava "a nadar" ali dentro e com o xacto de ponta consegui raspar o suficiente, meti o radial com o cabo a passar por dentro e soldei a malha. Felizmente o núcleo é revestido num polímero muito resistente ao calor, senão seria impossível soldar o radial sem lixar o isolamento do núcleo do cabo, pelo sim e pelo não, uns testes com o multimetro do chinés.

Depois soldei o radiante respeitando o mesmo método que encontrei na antena grande (tinha um pequeno distanciamento, que era a única forma de conseguir soldar) e usando tal e qual os fabricantes originais, manga termo-retractil para fortalecer a união dos elementos.

Eu como sou exagerado por natureza e não gosto de coisas fraquinhas, meti 5 camadas de manga termo/retractil para aquilo não se partir por ali, foi mesmo boa ideia, a união está bem firme e o bocadinho do núcleo do cabo não vai andar a rebolar por ali até partir. Adivinhem o resultado final? Uma antena de 12DBi com muito bom aspecto, já com conector SMA para ligar directamente ao TX, com articulação para a montar na diagonal a acompanhar a cauda do modelo e a pesar apenas 3.9g a mais que uma vulgar anteninha de 3DBi, acho que realmente descobri a polvora, estou super contente com o resultado. (repito a foto do peso da antena de 3DBi para comparar lado a lado)

E uma foto das duas sobre um fundo que se vêm melhor.

Montada no modelo que ficou um mimo.

E é isso, agora é ver as prestações, eu acho que ainda vou alterar também a outra de 9DBi para meter no RX sem o adaptador, sempre fica mais "bonito" e mais leve, embora aqui o peso não diga nada.

Que acham?

2. elossam Maestro FPV

elossam
    Me Gusta recibidos:
    0
    56 visitas y ni un solo comentario bueno ni malo?

Moraes, tienes 2 problemas:
    Salvo que hayas tenido pura suerte, la antena estará muy fuera de sintonia, más temperatura en el trasmisor y menos potencia radiada. Si a cualquier antena de esas le quitas la funda negra se ya le suben las estacionarias y si además haces empalmes.... pues eso, sería suerte que funcionase.
    Una antena omni de 12 db tiene una apertura muy pequeña en altura, además la tienes inclinada por lo que puede que veas algo al ir en una dirección pero lo más seguro es que te quedes sin video al intentar regresar.

Habla con Fred si no entiendes esto, seguro que te lo traduce.

3. Moraes Miembro

Moraes
    Me Gusta recibidos:
    0
    Hola,

Gracias por comentario! Realmente ninguém decia nada:redface2:

Yo soy Radioamador y percebo la question de ROE, estoy a pensar construir un medidor de ROE para calibrar las antenas conscientemente.

Pero yo no sabia que la simples cobertura plastica alterava o ROE, Yo intenté mantener la distancia de Radiante e Radial lo mas igual a que lo estava en antena original para no fugir lá calibraccion, pero tenia consciência que pueda resultar mal, mas nunca leve en consideraccion la cobertura plastica.

Ja que no tengo ainda medidor de ROE, pensei en unos testes precários que me puedem ajudar a perceber se tere sorte o azar. Medir la temperatura alcançada por lo emissor após un intervalo de tiempo igual con una antena comprada y con la minha alteraccion. No sei se consigo precision en las medições, pero posso intentar varias vezes dando siempre un intervalo de tempo entre mediciones com diferentes antenas para lo emissor se resfriar, en momento solo posso hacer este teste y otro que sea volar, pero es prudente experimentar primeiro asi con las temperaturas.

En relaccion a abertura, achas mismo que terei una "zona cega" mucho grande? como são dipolos verticales yo pensei que no haciam mucho este efecto, pero pelo que percebo de tu comentário, está mas relaccionado con el ganho do que con la "omnidireccionalidade"? En sua opinião qual sea la mejor antena / ganho a tener en emissor?

Saludos y gracias,

JM

4. Fred Gurú FPV

Fred
    Me Gusta recibidos:
    1
    Hola ,
    Si lleva razón ellosam,

Moraes la realización esta muy bien hecha pero en la practica veo dos problemas:

-Es extremamente dificil hacer una colinear como esta corectamente calibrada.

-No creo que sea buena idea aumentar el gaño de la antena que va en el avión, porque siempre reduce la apertura y con los movimientos del avión puede traer problemas.

Ahora para usar en tierra sin lince podria ser interessante.

Cheguei a conclusão que uma boa antena para o avião é uma Ground plane, porque tem uma radiação bem repartida.
    Seria ainda mais interessante uma com polarização circular, mas a realização é muito difícil nestas frequências.
    Penso que percebes bem o Espanhol,mas se necessitas tradução aqui estou.

un saludo,
    Fred.

EDIT : moraes, ve isso se queres hacer un medidor por casi nada :
    http://pe2er.nl/wifiswr/

5. Moraes Miembro

Moraes
    Me Gusta recibidos:
    0
    Gracias Fred, Percebo bem, a escrever é que sou uma nódoa, mas os nossos amigos, com boa vontade também me entendem :biggrin:

Yo iva hacer una Plano terra como tem una lo CT1ECE, entretanto durante los testes con varias antenas que tengo acá, me saliu isto. Como soy guloso escolhi la antena con maior ganacia que tenia...

Antes yo usaba la antena de 12Dbi en RX y una de 3Dbi en emissor, pensava que aumentar la ganancia en emissor seria também boa ideia. Achas mesmo que ni se usar una ganancia intermédia sea positivo?

Saludos,

JM

Edit: O CT1ECE tinha me apontado este link e estou a pensar fazer, já mandei vir um SWR meter da radioshack para aproveitar o case, interruptores e visor analógico (e com sorte aproveito alguma electrónica também). Mas vou ter que pedir ajuda aqui ao Bruno (buu) que é meu vizinho e percebe melhor de electrónica porque eu para ler e montar esquemas não tenho competência.

Abraço

6. xavi Maestro FPV

xavi
    Me Gusta recibidos:
    0
    Hola Moraes, yo tengo unas antenas de las que muestras de 6 DB, la que tiene la placa impresa. No sabía que sonde de 6 DB, ni caso les hice.

Las has probado? sabes que resultado dan?

Gracias, un saludo.

7. paquitoc Miembro

paquitoc
    Me Gusta recibidos:
    0
    Buenas
    que bronca:rolleyes2:,
    Una pequeña informacion
    Una onda estacionaria se forma por la interferencia de dos ondas de la misma naturaleza con igual amplitud, longitud de onda y frecuencia que avanzan en sentido opuesto a través de un medio.
    Aqui os dejos un grafico en donde se puede ver con color negro las estacionarias.

Adjuntos:

8. Moraes Miembro

Moraes
    Me Gusta recibidos:
    0
    Solo prove en RX, son buenas, y tienem mas boa pinta (la construccion) que las otras.

Saludos,

JM

Compartir esta página